Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet
Aluno (a): ......................................................
Turma: .... Data:..../..../.....
3ª Série Regular e Integral do Ensino Médio
2ª Atividade de Matemática – 1º TRIMESTRE
Professores: Elisângela Alves, Getúlio Queiroz, Marlene Almeida e
Roque Robson Pamponet
1º) Sobre os pontos A (-3, 5), B (1,1) e C (3,-1) é verdade:
a) Os pontos A, B e C são colineares.
b) Os pontos A, B e C formam no plano cartesiano um triangulo.
c) O ponto B está localizado no 4° quadrante.
d) Os pontos A, B e C estão respectivamente nos quadrantes 2°, 1° e 3°
2º) Qual é o ponto médio do segmento AB sendo A (-1,5) e B (5,-3)?
a) M (1,-3)
b) M (2,1)
c) M (-2,3)
d) M (2,3)
3º) Sobre os pontos T (5,0), Q (0,-3), R (1,2) e S (-1,-2) no plano são verdadeiras as proposições:
O ponto T está localizado no eixo x e Q no eixo y.
b) R está no 1° quadrante.
c) S está no 3° quadrante.
d) Os pontos T, Q, R e S formam no plano um triangulo.
4º) Qual é o perímetro e a área da figura formada no plano pelos pontos A(2,3), B(2,8), C(10,8) e D(10,3). Considere as unidades de medidas em metros.
5º) (ENEM)
O esquema I mostra a configuração de uma quadra de basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas restritivas.
Visando atender as orientações do Comitê Central da Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações das diferentes ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras, que passariam a ser retângulos, como mostra o Esquema II.
Após executadas as modificações previstas, houve uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a)
a) aumento de 5 800 cm2.
b) aumento de 75 400 cm2.
c) aumento de 214 600 cm2.
d) diminuição de 63 800 cm2.
e) diminuição de 272 600 cm2.
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